sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Reencontro

“Reconheça o passado, diagnostique o presente, preveja o futuro.”



Alguns momentos ficam marcados na história, que cada um cria ou inicia. Pessoas entram em nossas vidas, mas poucas estampam o nosso caminho. É especial pra mim, descrever minha iniciação como treinador de futebol. Onde encontrei um grupo que estava começando na área competitiva, cheios de anseios por conta de novos estímulos e desafios, ainda paralelamente eu mesmo estava em transição entre adjunto e treinador, repleto de idéias e conceitos, conseqüentemente farto de dúvidas sobre a realidade que iria enfrentar e propostas que deveria me adaptar.

Primeiramente reconheci que tinha uma demanda de qualidade individual, mas nem por isso seria fácil minha tarefa. Tinha a missão de manter um trabalho inicial de qualidade e não aceitaria um rendimento inferior do qual já existia. Inicialmente tive dificuldades, criei princípios novos bem interessantes na equipe, mas que talvez devessem ter sido adaptados a realidade encontrada por mim. Ao longo dos jogos e treinos começamos uma passagem entre modelo anterior e o previsto para ressaltar as qualidades coletivas e individuais do grupo. Logo que começaram a ficar marcantes os princípios e a evolução inevitável do modelo de jogo, naturalmente triunfos foram alcançados durante a temporada. 

Marcante meu crescimento como treinador e professor nesse período. Ganhei experiências que tive de filtrar, e rapidamente relacionar a realidade que existia, um aprendizado rápido pelo que as circunstâncias apresentavam. Mesmo atribuindo meus pensamentos de futebol de que coletivo forte, jogar como equipe ressalta as individualidades, devo confessar que a qualidade individual do grupo foi imprescindível para as vitórias conquistadas, mesmo entendendo que naquele momento vencer foi importante. Penso que, de mais marcante e impressionante para a formação desses atletas foi a agressividade, disciplina tática e a qualidade individual do grupo. Que levaram a serem rotulados de “Campeão de tudo” naquela temporada.


Campeão Gaúcho 2008


 Campeão Invicto Taça Saudades 2009


Campeão Copa Milan 2009

Depois de dois anos o reencontro. Deparo-me novamente com a categoria onde iniciei minha trajetória, um desafio lançado pela competência de ambos, mesmo que separados e ainda sim os caminhos voltando a se reencontrar. Um momento que impõe qualquer um a sair da zona de conforto, reconhecer atuais comportamentos e buscar novos estímulos e talvez criar um novo modelo de jogo, quem sabe! Penso, encontrar o equilíbrio e o modelo de jogo apropriado para potencializar essa equipe com comportamentos muito interessantes e impressionantes para essa temporada.

Por fim, agradeço por participar da formação dessa categoria e por tudo que me proporcionou para crescer profissionalmente e pessoalmente, e tenho gratidão por novamente ter ganhado a chance e a incumbência de um novo repto. A categoria 98 é muito desafiadora...

" A maior prova de insanidade é fazer as coisas sempre do mesmo jeito e querer resultados diferentes..." Albert Einsten


Abraço
JP Junior

Revisado e aprovado por Anderson Dahmer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário